quarta-feira, 8 de março de 2006

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Comemora-se hoje o Dia Internacional da Mulher. Infelizmente ainda parece continuar a ser necessário “lembrar” durante um dia os feitos económicos, políticos e sociais alcançados pela mulher.

A subalternização do papel da mulher na vida das sociedades remonta ao período da evolução do género humano que coincidiu com a apropriação privada da terra e dos utensílios e uma progressiva sobrevalorização do homem, que conheceria mesmo o apoio formal de credos religiosos (quantas são hoje as religiões que promovem a plena igualdade entre sexos?), que apenas o fenómeno da industrialização e a falta de mão-de-obra provocada pelos dois conflitos mundiais ajudou a inverter no último século da nossa evolução.

A prova de que na nossa sociedade ainda não existe uma verdadeira igualdade (apesar de nessa matéria estarmos muito á frente de outras) é que ainda hoje no parlamento português se discutiu nova proposta de lei prevendo a fixação de quotas para as mulheres nas listas eleitorais.

A igualdade entre sexos, como a igualdade entre raças ou religiões, só será plenamente alcançada quando as “paridades” acontecerem de forma natural e fruto das qualidades e capacidades de cada indivíduo.

Sem comentários: