sábado, 25 de fevereiro de 2006

POLÉMICA EM TORNO DE “O CÓDIGO DA VINCI”

Notícia esta tarde difundida numa página da TIMES ONLINE, dá conta de uma acusação de plágio sobre Dan Brown.

O autor do mundialmente célebre “O CÓDIGO DA VINCI” vê-se acusado de plágio por Michael Baigent e Richard Leigh, co-autores com Henry Lincoln de um trabalho publicado há mais de vinte anos e intitulado “O SANGUE DE CRISTO E O SANTO GRAAL”. Pretendem estes autores que a estrutura da sua obra se encontra reproduzida no trabalho mais recente de Dan Brown.

Para quem já tenha lido os dois livros é óbvio que Dan Brown leu o “SANGUE DE CRISTO E O SANTO GRAAL” e dele retirou boa parte da intriga histórica que serve de pano de fundo ao seu trabalho ficcional. No próprio enredo uma das personagens refere a existência do trabalho daqueles três autores, que contrariamente a Dan Brown produziram uma perturbadora obra de investigação.

Um tribunal inglês julgará se as leis de “copyright” incluem a protecção da reprodução de ideias ou apenas a própria ideia; entretanto a estreia próxima de um filme já rodado e baseado no “best-seller” de Dan Brown poderá ver a sua estreia adiada até à resolução deste conflito legal.

A propósito, lembram-se de há uns dias aqui ter referido os esforços da Opus Dei para ver “censuradas” algumas partes do filme que a Sony-Columbia tinha produzido?

Será que também foi ela a “inspirar” Michael Baigent e Richard Leigh a agora interporem esta acção?

Ou pelo contrário trata-se de uma manobra para que a Sony-Columbia disponha de mais tempo para “retocar”o filme e evitar o confronto com a toda poderosa Opus Dei?

As respostas surgirão a seu tempo, as perguntas e as inquietações aqui ficam.

Sem comentários: