Para todos os efeitos a exibição às 21H30, no Cine-Teatro de Almeirim, do documentário sobre Agostinho da Silva, integrado nas comemorações do centenário do nascimento deste pensador, coloca a cidade em plano de igualdade com as outras 99 localidades da lusofonia onde a exibição acontecerá em simultâneo.
O documentário/filme «Agostinho da Silva - Um pensamento vivo», foi realizado pelo seu neto, João Rodrigo Mattos, e apresenta o percurso biográfico do filósofo desde a infância e juventude, passando pelas obras que escreveu, ao auto-exílio de 25 anos no Brasil, até à sua morte, em Portugal.
Filmado em vários locais de Portugal e do Brasil, conta com depoimentos, de personalidades como Manoel de Oliveira, Caetano Veloso, Mário Soares e Lagoa Henriques; na banda sonora vão ouvir-se as vozes como as de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ney Matogrosso e Gal Costa.
No local estará patente a exposição «Agostinho da Silva - Exposição Foto-Bio-Bibliográfica», organizada pela Comissão das Comemorações Oficiais do Centenário e a Associação Agostinho da Silva, com o apoio do Instituto Camões.
Sem comentários:
Enviar um comentário