sábado, 26 de novembro de 2005

CADA VEZ HÁ MAIS MILHÕES EM INVESTIMENTOS

É verdade, apesar da crise (desculpem, eu disse crise?) os nossos governantes continuam a assediar-nos com os milhões de euros de investimentos que vão fazer progredir o país. Eu (e muitos outros como eu) é que não querem ver!

Depois do anúncio da decisão de construir um novo aeroporto na Ota, cujo investimento foi estimado em 3 mil milhões de euros (sem contar com o custo de construção do “shutle” de ligação a Lisboa), eis que hoje o primeiro-ministro José Sócrates anunciou, durante a cerimónia de inauguração de mais um troço de auto-estrada, investimentos no montante de 1360 milhões de euros, traduzidos em «…mais 226 quilómetros de auto-estradas na região Norte, grande parte deles na Área Metropolitana do Porto» (talvez para apaziguar o “lobby” nortenho pelo investimento faraónico na Ota).

Por este andar Portugal vai passar para a história, não só como o país no mundo com maior percentagem de proprietário imobiliários por habitante, mas também como o país no mundo com maior número de quilómetros de auto-estrada por habitante.

Continuam a querer-nos convencer que aquele tipo de rede viária é que é importante, que ela é que dinamiza a nossa economia, mas o que na realidade temos assistido é a uma inqualificável negociata entre governos e empresas concessionárias que exploram essas mesmas redes viárias, cobrando por um serviço (segurança, conforto e rapidez) que na maior parte das vezes não prestam.

Simultaneamente tem-se vindo a abandonar a rede ferroviária (ela sim eficaz e económica no transporte de mercadorias e pessoas) facto que apenas explicável por até esta data a CP não ter sido privatizada.

Sem comentários: