Vindas do Iraque, parecem começar a chegar algumas boas notícias para os americanos. Segundo a REUTERS, os grupos de resistentes sunitas terão declarado guerra aos guerrilheiros da Al-Qaeda instalados na província sunita de Al-Anbar.
Na origem deste mudança de estratégia terá estado o atentado perpetrado no dia 5 de Janeiro deste ano, que provocou a morte de 80 candidatos à polícia na cidade de Ramadi, capital daquela província.
Este cenário, particularmente favorável às forças de ocupação, poderá generalizar-se nas províncias predominantemente sunitas, conduzindo a que americanos e ingleses passem a enfrentar dois tipos distintos de resistência. Para já está a ter como consequência directa o reforço de posições da Al-Qaeda na província de Dyiala, onde actualmente o exército iraquiano procura controlar a situação.
O tempo dirá se este cenário se manterá e se beneficiará ou não o futuro governo saído das eleições realizadas em Dezembro último, bem como as forças militares estacionadas no país.
Sem comentários:
Enviar um comentário