quinta-feira, 27 de outubro de 2005

PRÉMIO DO PEN CLUBE

Pedro Canais conquistou o prémio para a Primeira Obra, atribuído pelo PEN Clube Português, com o seu romance A Lenda de Martim Regos (Oficina do Livro).

Trata-se da história de um certo Martim Regos, nascido como o seu autor no Ribatejo (Torres Novas), que mais tarde se refugiará em Granada (na época ainda bastião muçulmano) onde se converte ao islamismo. A roda da fortuna (ou da desventura) vai levá-lo a correr o mundo, nomeadamente os continentes que na época se começam a tornar conhecidos na Europa.

Beneficiando da sua dupla identidade (mouro ou cristão conforme a necessidade) assumirá mesmo o papel de espião de D. João II na importante tarefa de estimar a distância até à Índia.

Enquanto percorre o mundo carrega consigo os conhecimentos legados pelo seu pai adoptivo muçulmano e as inquietações próprias de todas as épocas, nomeadamente as de uma época de mudança como aquela em que o autor situou a sua existência (transição entre os séculos XV e XVI).

Para quem gostar do género literário (romance histórico), para quem queira “viver” a época de ouro portuguesa ou “sentir” uma perspectiva sobre a dualidade religiosa, A Lenda de Martim Regos é seguramente um livro a ler…

Sem comentários: