terça-feira, 11 de outubro de 2005

LÁ COMO CÁ…

Uma notícia chamou-me hoje a atenção na página da BBC. Falava sobre a estratégia lançada pelos jornais britânicos de oferecer DVD’s aos seus leitores.

Aparentemente nada disto é novo. Entre nós há muito tempo que jornais e revistas nacionais o fazem. Bom, não é bem… bem… igual!

Os principais jornais ingleses estão a OFERECER (GRÁTIS! DE BORLA! FREE!) DVD’s com filmes bastante recentes, que podem ser comprados nas lojas locais a preços variando entre as 5£ e as 15£. (Digo bem, nas lojas locais, porque entre nós os mesmos filmes são bem mais caros e a culpa não é só do IVA...)

Lá como cá tudo o que interessa aos editores dos jornais é a respectiva difusão. Esta política de ofertas (gratuitas ou a preços reduzidos) tem como único objectivo induzir os potenciais clientes a continuar a comprar o jornal após o final do período das “ofertas”.

Para as empresas detentoras dos jornais pode parecer um mau negócio (mesmo no caso português a venda de DVD’s a menos de um terço do preço de venda continua a ser caro), porém isto merece uma melhor atenção.

Como é óbvio a aquisição (ou encomenda) de uns milhares de DVD’s para distribuição (mais ou menos gratuita) implica algum investimento, mas atenção que o preço unitário deste conjunto é muito inferior ao preço de venda ao público do mesmo DVD.

Com isto fica demonstrado que as editoras de DVD’s praticam preços de venda muito superiores ao respectivo custo (hoje em dia o suporte físico do DVD custa poucos cêntimos e quando um filme é convertido para formato DVD já a sua exibição no circuito das salas de cinema terá compensado o investimento realizado na produção, distribuição e publicidade) e que o preço de venda de filmes em DVD em Portugal é muito superior ao praticado noutros países com quem, em princípio, partilhamos o mesmo mercado comunitário.

A diferença de preço é tão grande (mais de 10€, valor normalmente “pedido” pelos jornais nacionais) que os jornais ingleses se podem dar ao “luxo” de os oferecerem aos seus leitores…

PS: Isto não é nenhuma novidade para os “internautas” nacionais que estão habituados a recorrer aos sites de especializados para adquirirem DVD’s e CD’s a preços mais razoáveis.

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