domingo, 14 de agosto de 2005

U2


Os membros da banda irlandesa são hoje, dia da realização em Lisboa do último concerto da "Vertigo Tour", condecorados pelo Presidente da República com a Ordem da Liberdade, pelo seu trabalho e empenho em causas humanitárias.

Começa, felizmente, a ser habitual encontrarmos nomes da cultura mundial associados à defesa ou promoção do que a sociedade designa por causas humanitárias.

Cada vez mais encontramos bandas de música associadas a organizações e/ou campanhas pela defesa de direitos e princípios que deveriam ser básicos para todos nós.

O “Live Aid”, primeira iniciativa do género, e o recente “Live Eight” poderão ter conseguido pouco mais que despertar alguns milhões de jovens para outros problemas, para além dos que os rodeiam no seu dia a dia, mas só por isso valeram a pena!

Será pouco, mas para muita gente as notícias das iniciativas realizadas por Bono (vocalista do grupo U2) em prol da luta contra a pobreza ou a favor do perdão da dívida aos países do terceiro mundo, e as reuniões com Bush e João Paulo II, foram o seu primeiro contacto com a existência de tais preocupações e apenas devido ao seu gosto pela música do grupo.

Seria muito bom que as muitas iniciativas que outras figuras da cultura (mundial, nacional ou mesmo local) vão promovendo recebessem igual difusão e promoção – mesmo correndo algum risco da iniciativa pouco ultrapassar uma bem montada campanha de promoção pessoal – por forma a que todos representássemos cada vez mais a VOZ que se une para melhorar o Mundo.

1 comentário:

Anónimo disse...

ah era hoje?
deixa ver os horários da carreira... a ver se ainda lá chego antes de terminar o concerto... lol