terça-feira, 2 de agosto de 2005

HOMENAGEM


Decorreu no passado Sábado, em Santarém, a entrega do Galardão Cidadão do Ano 2004 atribuído pela Junta de Freguesia de São Nicolau a uma das figuras mais relevantes da cultura escalabitana – Carlos Oliveira, o "Chona".

Para quem não conhece o homenageado pode parecer exagero, mas sempre vos digo que para além de figura relevante no meio teatral, onde já desempenhou quase todos os papéis possíveis (actor, encenador, director de cena, autor e todos os outros…) tem sido ao longo de décadas a alma que deu vida a múltiplos projectos artísticos e que iniciou muitos jovens naquele mundo mítico.

Quem pode negar a importância dos Festivais Internacionais de Teatro e das Bienais de Palhaços que regularmente se realizam em Santarém? E a quem se devem? Ao "Chona", pois claro…

Enquanto amigo e enquanto alguém que com ele partilhou sonhos, não posso deixar de recordar que também Almeirim o viu colaborar no saudoso GATPA e lhe deve a criação do actual grupo “Narizes Perfeitos”.

Muito foi dito, naquele Sábado, sobre o papel do "Chona" e da sua importância para o Teatro e a Cultura, mas o mais bonito que ouvi foi uma jovem dizer-lhe no amplexo de um abraço: «O que aprendi não foi a faculdade que me ensinou, foste tu… "Chona"»

Sem comentários: