terça-feira, 27 de junho de 2006

PORTUGAL NA CRISTA DA ONDA TECNOLÓGICA?

Já há mais de meia dúzia de horas que os CTT anunciaram o último grito no processo tecnológico – a criação de dez milhões de caixas de correio electrónico (cerca de uma por cada cidadão português) – como via para facilitar as comunicações nacionais. A partir de agora já poderemos começar a receber as facturas da EDP, da PT e de outras grandes empresas sem necessidade de recurso ao velho e ultrapassado sistema de distribuição postal.

Os velhos "carteiros" têm os dias contados!

Viva o correio electrónico!

Viva a redução de custos! (se ao menos a GM Portugal pudesse fazer o mesmo, talvez já não encerrasse a fábrica da Azambuja…)

Foi sem dúvida bonito assistir à cerimónia em que o primeiro-ministro José Sócrates foi presenteado com a caixa de correio electrónico nº 1, mas não pude deixar de pensar noutras realidades…

Enquanto temos o oitavo PIB mais baixo da Europa dos 25, conforme noticiou o PUBLICO no dia 15 deste mês, sendo mesmo ultrapassados por três dos dez novos estados membros e somos um dos países europeus com maior taxa de analfabetismo informático (no dia 20 deste mês o DIÁRIO DIGITAL referia um estudo do Eurostat segundo o qual «…54% dos portugueses não têm os chamados conhecimentos básicos de informática, «…» 53% dos portugueses nunca usaram um computador na vida e que uma grande maioria - 72% - não acede regularmente à Internet»), continuam a intoxicar-nos com campanhas de informação.

Entre estas destaque para:

  • a descrita ontem no DIÁRIO DE NOTÍCIAS, segundo a qual o presidente a PT, Henrique Granadeiro, assegurou que «Portugal está no "pelotão da frente" dos países europeus com cobertura total de ligação à Internet de banda larga e com os "preços mais acessíveis"»; (a este respeito ver este “post”)
  • a notícia que o PORTUGAL DIÁRIO a propósito do Roteiro para a Ciência do Prof. Cavaco: «O Presidente da República, Cavaco Silva, defendeu hoje, no Porto, uma aposta na inovação e na modernização tecnológica e prometeu ajudar Portugal a ser «um país de ambição «…» Acho que estamos a encontrar um caminho. E eu estou a ajudar a encontrar esse caminho do país da ambição. Quero voltar a fazer de Portugal um país da ambição», afirmou Cavaco Silva após uma visita à Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto…»

que poderão levar os mais incautos a acreditar que tudo corre às mil maravilhas.

A disponibilização de Internet em todo o território nacional, sendo uma boa notícia apenas se traduzirá numa real “modernidade” quando aumentar significativamente o número de utilizadores regulares desta ferramenta de acesso à informação e ao conhecimento e a disponibilização maciça (e gratuita) de endereços de correio electrónico, com uma tão baixa taxa de utilização da Internet, apenas servirá para reduzir os custos dos CTT e das grandes empresas e, seguramente para agravar o tempo que o cidadão comum demorará a receber a sua habitual correspondência.

Esta medida inovadora, incluída no programa para a simplificação e combate à burocracia na administração pública (Simplex) e no Plano Tecnológico que o governo de José Sócrates lançou em Novembro do ano passado, corre o risco de se transformar em mais um “bluff” dos CTT, como já aconteceu com o Correio Azul cujo efeito prático foi o de atrasar ainda mais a entrega do correio normal.

Como em qualquer outra terra de parolos, os nossos governantes continuam a querer fazer-nos crer que o progresso está já ali ao virar da esquina e persistem em anunciar pomposas medidas e mirabolantes inovações, esperando que nos esqueçamos que por falta de formação poucos poderão delas tirar real partido. No seu Roteiro para a Ciência, o Prof. Cavaco terá afirmado que no mundo global, há vencedores e há vencidos e que ele quer contribuir para que Portugal seja um vencedor, só espero que nele nos inclua a todos e não a apenas alguns poucos.

1 comentário:

Barão da Tróia II disse...

Puro desperdício de dinheiro.