terça-feira, 6 de julho de 2010

MENTALIDADE BLING-BLING[1]

O nível de indigência a que chegou a política (e os políticos) na Europa pode bem ser dado pelas mais recentes notícias que correm sobre o Escândalo Bettencourt.

Tendo começado por um simples (mas sórdido) caso em torno da disputa pela maior fortuna francesa – a do império L’Oréal – quando Lilliane Bettencourt e a filha se envolveram em tribunal, cedo ganhou novos contornos quando surgiu o envolvimento de Florence Woerth (a mulher do ministro do Trabalho e tesoureiro da UMP, Eric Woerth) na qualidade de gestora daquela fortuna e a informação de que esta teria conhecimento (se é que não foi um dos cérebros) do recurso a contas na Suíça com o objectivo de pura fuga ao fisco francês.

Por coincidência (ou talvez não) Eric Woerth é amigo íntimo e de longa data de Sarkozy e, a atestar por declarações recentes de uma antiga contabilista da família[2], visitas regulares da mansão Bettencourt.

Daqui, ás primeiras denúncias de financiamentos ilegais as partidos da direita francesa e a Nicolas Sarkozy foi um pequeno passo.

Talvez nada se venha a provar de concreto (tal como tem sucedido noutros casos que por esse mundo fora envolvem figuras político-partidárias), mas a dúvida é por si só um mal bem maior que uma ou outra condenação.

Aliás que outra coisa será de esperar de sociedades onde grassa o arrivismo e uma clara mentalidade novo-riquista?

O presidente francês poderá estar inocente (ainda que isso seja um conceito de duvidosa aplicabilidade a um personagem com o seu perfil e o seu percurso político), mas o facto inegável é que são cada vez ,ais frequentes os escândalos que envolvem a actual plêiade de governantes, constituída maioritariamente por personagens de reduzida envergadura política e (ao que tudo indica) ainda menor estatura moral.


[1] O bling-bling é um estilo, adoptado principalmente por “rappers”, que se caracteriza pelo uso de muitas jóias e brincos e assim designado por referência ao "som" da luz batendo em jóias de prata, platina ou diamante. (adaptado de Wikipédia)

[2] Entre outras vejam-se as publicadas pelo EXPRESSO, sob o título «Sarkozy suspeito de receber dinheiro» e pelo JORNAL DE NOTÍCIAS, «Testemunha do caso L’Oréal envolve Nicolas Sarkozy». A entrevista de Claire Thibout, a contabilista, e muitas outras informações sobre as ligações entre a política e as grandes fortunas, podem ser lidas na página da MEDIAPART, enquanto nos jornais LE MONDE, LE FIAGRO e NOUVEL OBSERVATEUR, abundam notícias e comentários sobre o tema.

Sem comentários: