sexta-feira, 31 de outubro de 2008

MÁSCARAS ASSUSTADORAS

Particularmente apreciada pela cultura anglo-saxónica, a celebração do Halloween é mais um dos sinais do que de pior pode ter qualquer processo de globalização, pela introdução forçada de padrões e valores culturais completamente estranhos.

A designação da celebração parece remontar à expressão «All Hallows' Even» ou Noite Mais Sagrada, pois esta é comemorada na noite que antecede o católico Dia de Todos os Santos, mas pelo carácter que actualmente assume aproxima-se muito mais do antigo festival céltico que marcava o fim da época das colheitas, momento em que se desvaneciam os limites entre os vivos e os mortos.

Neste caso, como em tantos outros, a cultura católica em fase de difusão e implantação logrou fundir o novo culto que representava com as antigas tradições dos povos que procurava catequizar[1], originando o culto do Dia de Todos os Santos. O passar dos tempos e em especial a influência do longo período que foi a Idade Média, associou a esta data fenómenos como o da bruxaria.

Por uma razão, ou outra, esta é a noite em que nos EUA (e cada vez mais por esse mundo fora) se popularizaram as festas de mascarados, pelo que apesar de um pouco tardia aqui quero deixar uma proposta, criada pelo humorista Nate Beeler, de máscaras assustadoras particularmente adaptadas à comemoração e à época...

…que, mesmo sendo vista demasiado tarde, poderá muito bem ainda ser usada no(s) próximo(s) ano(s).
_________
[1] Não terá sido displicente nem fortuita a fixação da comemoração do Natal em dia tão próximo de outra importante festividade pagã como o do Solstício de Inverno, que assinalando o dia mais curto do ano, simbolizava o início da vitória da luz sobre a escuridão.

Sem comentários: