sábado, 16 de agosto de 2008

ATITUDES

Uns falham e calam-se, outros falham e assumem-no.

Só costumo abordar questões de natureza desportiva neste “blog” quando elas o justificam. A glorificação dos “heróis”, em especial os do “pontapé na bola”, sempre me pareceu coisa vã e própria de quem se preocupa apenas com o acessório, o que acontece sempre em detrimento da análise fria da realidade.

Quebro agora a regra para trazer aqui um dos atletas portugueses que participaram no Jogos Olímpicos que continuam a decorrer em Pequim, não por causa dos seus resultados, mas porque afastado do que definiu como o seu objectivo – a medalha de ouro na prova dos 100m – teve a humildade e a nobreza de apresentar em público as suas desculpas ao país, dizendo: "Quero agradecer aos portugueses, porque toda a gente vê as minhas provas e quero pedir desculpa, porque estão a pagar para eu estar aqui e não consegui chegar à final. É um momento mau, porque esse é o meu trabalho. Queria dar pelo menos a final. Sinto-me na obrigação de pedir desculpas, porque esse é o meu trabalho e pagam-me para fazer isto. Deixei o meu país ficar mal."

Alguém terá dito um dia que os grandes homens se vêem nos momentos das vitórias, na forma como as assumem e como apreciam os seus adversários, mas creio que hoje, Obikwelu mostrou-nos a todos como também nas derrotas se avaliam os verdadeiros homens.

Sem comentários: