quarta-feira, 27 de setembro de 2006

PARA CONSPIRAR É PRECISO SABER

Foi com o habitual interesse, mas acrescida curiosidade, que na passada segunda-feira li a habitual crónica do Prof João César das Neves no DIÁRIO DE NOTÍCAS; intitulada «As conspirações e o exílio da verdade», começava assim:

«
Em 2003 e 2005, a área ardida em Portugal foi muito acima dos 300 mil hectares, quando em todos os outros anos, incluindo o actual, nunca chegou aos 200 mil. Quem tinha motivo, meios e oportunidade para isto? Salta à vista que os dois anos referidos antecedem e sucedem o Governo de Pedro Santana Lopes. Este antigo autarca tem naturais relações privilegiadas com bombeiros e pessoal florestal e viu no seu mandato arderem menos de 130 mil hectares. Estudos dizem que só cerca de 20% dos fogos são de origem criminosa. Mas é aí que entra o LENS.

O que é o LENS? O European Laboratory for Non-linear Spectroscopy é um dos mais respeitados laboratórios europeus, com a mais avançada tecnologia laser no mundo. Naturalmente, os lasers são uma forma excelente de criar fogo sem deixar pistas. Esta tecnologia de ponta situa-se na universidade de Florença, Itália, que à data dos fogos era governada por Silvio Berlusconi, grande amigo de Santana Lopes. Múltiplas testemunhas viram carrinhas azuis, cor simbólica do LENS, perto das matas a arder, mas as autoridades ignoraram e os jornais silenciaram essas informações."

Os dois parágrafos anteriores podem parecer a alguns um chorrilho de disparates, por uma simples razão: são mesmo!

Os factos são verdadeiros e os dados, reais, mas a composição é tolice, manipulação, calúnia. Ela foi concebida num estilo hoje florescente que, à falta de melhor, se pode denominar "teoria da conspiração"...»

Genial! César das Neves, teria conseguido no seu estilo simples e directo demonstrar o que até esta data o mais poderoso governo do mundo (porque detentor do exército mais moderno) não conseguiu. Não fora um pequeno lapso...

Talvez os seus múltiplos e complicados afazeres sempre o tenham afastado de leituras simples (daquelas que qualquer um de nós já fez pelo menos uma vez) como a de livros do género policial. Ora como todos os apreciadores do género literário (e muitos dos tais que são como todos nós) bem sabem para a construção de um bom argumento policial é indispensável que o pretenso (ou real) culpado disponha de um móbil ou razão para o crime.

O que precisamente falha na aparentemente bem urdida trama contra Santana Lopes é o tal móbil: o que teria ele a ganhar com a perpetração do crime?

Sabendo-se que Durão Barroso não “fugiu” para Bruxelas por causa dos incêndios florestais (é preciso muito mais que isso para levar qualquer político que se preze a abandonar algo tão suadamente ganho como uma posição no governo), nem Santana Lopes foi “promovido” a chefe do governo por causa do seu currículo de “bombeiro”, mantém-se em aberto a razão para a “conspiração” que César das Neves nos ofereceu.

Já no caso da administração americana e dos acontecimentos por explicar no 11 de Setembro de 2001, poucos terão qualquer dúvida das enormes vantagens que resultaram!
Este é um dado irrefutável que até ao momento ninguém conseguiu negar, bem como explicar algumas das dúvidas que têm sido levantadas:

  • o que atingiu o Pentágono?
  • se como tudo o indica não foi um Boeing da United Airlines onde está o avião e os passageiros?
  • porque é que o WTC foi o único arranha-céus no mundo a derrocar totalmente por ter sido atingido por um avião?
  • porque é que, caso inédito na história da aviação civil, nunca foram encontradas as caixas negras dos aparelhos

às quais não é admissível que a resposta sejam as convicções da administração de George W Bush nem as da comissão de inquérito que este nomeou.

Apenas a apresentação de provas que não desafiem a lógica e a inteligência poderá desfazer quaisquer dúvidas sobre o que realmente se passou naquela data.

Até lá, mesmo a justificação quase teológica de César das Neves para a formulação da dúvida, nada justifica...

1 comentário:

Biranta disse...

Que os incêndios florestais são uma das muitas formas de terrorismo a que o País está sujeito eu não tenho qualquer dúvida... Que Santana Lopes seja, directa ou indirectamente, o "padrinho" desse tipo de gangsters já é assunto bem diferente... Não tendo suporte factual comprovável tal teoria, nem se percebendo qual a sua utilidade na resolução da questão, é especulação absurda que não pode ser usada como prova ou contraprova... Assim mais ou menos como a bolota e a perdigota,

Argumentação falaciosa destinada a pessoas estúpidas e/ou ignorantes. Isso é que me chateia: que essa gente se comporte e fale como se fôssemos ou devêssemos ser todos estúpidos e/ou ignorantes... Tanto que até se prestam a fazer triste figura (de parvos) para nos "ensinarem" a pensar...
A julgar pelo resultado de "tanto esforço" é caso para dizer: é dura e frustrante a vida e a missão dos que "venderam a alma ao diabo"... admitindo que não sejam tão estúpidos e ignorantes que acreditem nas suas falácias absurdas. Será que me engano?