sábado, 5 de setembro de 2009

UM TIRO NO PÉ

Pela pior das razões (salvo os “fait divers” criminais tão do agrado da imprensa sensacionalista) Almeirim voltou a ser notícia na comunicação social nacional.

Depois da infeliz e pouco ponderada ideia de instalar um estabelecimento prisional numa exploração agrícola[1] do concelho, o presidente da nossa edilidade volta a ser notícia pela pior das razões: a decisão de suspender o calendário das reuniões do executivo camarário durante o período eleitoral.

A atestar pelas reacções dos vereadores da oposição e pelo que delas transpareceu para a comunicação social local[2], quer o PSD quer a CDU já se manifestaram criticando a decisão.

Pragmaticamente poderá até defender-se semelhante proposta no pressuposto que nos próximos tempos todos os vereadores estarão demasiado ocupados com “o trabalho partidário”; porém, semelhante argumentação apenas revelará aos eleitores os verdadeiros desígnios dos eleitos – fazerem-se eleger – em detrimento daquela que deveria ser a razão principal da sus eleição – representar e defender os interesses dos munícipes que os elegeram e do concelho pelo qual devem pugnar.

Em poucas palavras; a actual gestão do município de Almeirim, pela decisão e voz do seu presidente, acaba de dar mais um “tiro no pé”, revelando não apenas um menor respeito por quem os elegeu como fornecendo novas munições aos adversários na próxima contenda eleitoral.

Precisaríamos de mais esta “boutade” para animar o pleito, ou pelo contrário aquilo que verdadeiramente necessitamos é de um debate construtivo sobre o futuro que queremos para o município?

As resposta surgirão quando abrirem as “hostilidades”, ou vamos, como profundamente receio, voltar a assistir a uma campanha de troca de críticas (e outros mimos) e a um desbragado chorrilho de promessas incumpríveis mas capazes de atrair os tolos e acumular o número necessário de votos?
___________
[1] Sobre esta questão, e para informação ou esclarecimentos adicionais, ver o artigo do CORREIO DA MANHÃ «Um poder discricionário?», o “blog” de um grupo de cidadãos pela defesa da Ribeira de Muge e os “posts” «ISTO É DE DEIXAR QUALQUER UM GAGO» e «A DEBATER É QUE A GENTE SE ENTENDE», que na altura fiz sobre o assunto.
[2] Ver as notícias «Executivo da Câmara de Almeirim sem reuniões - Reacção do PSD» e «CDU Almeirim avança com queixa à IGAL», incluídas na última edição de O ALMEIRINENSE.

Sem comentários: