domingo, 21 de maio de 2006

75º ANIVERSÁRIO DA BANDA MARCIAL DE ALMEIRIM

Completam-se hoje mesmo os 75 anos de existência e actividade da mais antiga associação cultural do concelho de Almeirim e uma das poucas que se dedica exclusivamente à prática de actividades daquela natureza.

Como quase todas as associações nacionais, ao longo da sua vida tem alternado períodos de maior actividade com outros de menor relevo, muito em função dos elementos que a foram compondo e das condições económicas e sociais da região. Para a história ficarão algumas iniciativas que viram a luz do dia no seu seio; caso do Orfeão de Almeirim que na década de 1980 deu os seus primeiros passos como Grupo Coral e se viria a autonomizar em 1993 e mais recentemente do Grupo de Teatro Narizes Perfeitos, que iniciou a sua actividade em 2003.

Não fora esta actividade teatral e a Banda Marcial de Almeirim estaria reduzida apenas à área musical, a qual desenvolve em duas vertentes distintas: a Filarmónica, que persiste em manter viva uma intervenção regular quer no concelho quer fora dele, e a Escola de Música que continua a constituir o único meio de ensino musical disponibilizado gratuitamente à população.

Nos primeiros anos deste século a Banda Marcial de Almeirim dispôs ainda de outra estrutura - uma Orquestra Juvenil - que reflectindo a pujança que então vivia a sua Escola de Música constituiu um importante patamar de formação dos músicos mais jovens da Filarmónica e chegou a apresentar alguns concertos de nível muito aceitável, mas que actualmente se encontra desactivada.

Mas o que agora importa não é escalpelizar as razões que terão conduzido a situações como esta; o importante é que a Banda Marcial de Almeirim há três quartos de século que vem contribuindo para a formação de sucessivas gerações de jovens, mantendo vivo neles e na população em geral o gosto pela música.

Aos seus fundadores (Manuel Ferreira Raposo; Alfredo Oliveira Soares; Fernando Manuel Andrade e Manuel Ferreira), a todos os Músicos, Actores e Directores que ao longo dos anos contribuíram e contribuem com a sua dedicação e o seu esforço para o funcionamento e crescimento da colectividade parece-me justificar-se uma manifestação de gratidão dos almeirinenses, a qual poderá assumir a mais singela das formas – a sua presença no Concerto que a Banda Marcial de Almeirim vai apresentar hoje, pelas 17h30 no Cine Teatro de Almeirim.

Lá nos encontraremos todos para a merecida celebração de uma associação cultural, que numa época em que o efémero impera, tem sabido ultrapassar muitas dificuldades para manter a sua actividade.

1 comentário:

Miguel Dias disse...

Acho que este blog foi uma grande ideia mas devia ser actualizado mais regularmente. Já agora faço um pedido não sei se chega aos ouvidos dos responsáveis pela banda, mas deviam criar um site na web para melhor pesquisa como eu estou a fazer.