sexta-feira, 27 de março de 2009

A PROPÓSITO DO DIA MUNDIAL DO TEATRO

Numa data convencionada como festiva, este texto deveria servir para lembrar e enaltecer uma das mais antigas formas de arte que o Homem criou.

Má fortuna ou triste sorte, o facto é que a leitura de notícias recentes[1] sobre o desfecho e o desenrolar de dois dos poucos casos de corrupção envolvendo autarcas deste país[2] que chegaram à barra de um tribunal, levam-me a concluir que ao contrário do que sucede um pouco por todo o Mundo, não existirá qualquer razão para mantermos no calendário festivo a menor referência a um Dia do Teatro.

Porquê? Talvez porque seremos um dos poucos países do Mundo onde uma das mais difíceis formas daquela arte – a Comédia – (ou a Tragicomédia, numa versão mais actual) faz parte do quotidiano dos cidadãos e praticada pelas mais destacadas figuras da vida pública nacional.

Como referia um antigo anúncio: palavras para quê? é um artista português....
___________
[1] Sobre os julgamentos de Avelino Ferreira Torres (já concluído) e de Isaltino Morais (em curso), leiam-se as seguintes notícias, do SOL, do PUBLICO, do DIÁRIO DIGITAL, do PORTUGAL DIÁRIO, da TSF e novamente do PUBLICO.
[2] Os outros foram os de Fátima Felgueiras e de Valentim Loureiro, prontamente absolvidos como o foi agora Ferreira Torres e o será em breve Isaltino Morais.

Sem comentários: