segunda-feira, 29 de setembro de 2008

OS DEUSES ESTÃO LOUCOS

A minoria republicana votou, no Congresso, contra a o plano Paulson proposto pelo presidente Bush (republicano) para salvar os bancos norte-americanos…

Independentemente da questão sobre a eficácia da proposta de disponibilizar 700 mil milhões para “socorrer” uma Wall Street devastada pela sua própria cupidez e de estimar se, caso tivesse sido aprovado, aquele montante seria ou não suficiente, não deixa de fazer sentido questionar a razão daquela votação.

Será, como procurou explicar hoje nos ecrãs da SIC o seu correspondente nos EUA, Luís Costa Ribas, que a orientação da votação foi apenas fruto dos receios individuais dos congressistas poderem não vir a ser reeleitos? ou existirão outras razões?

George W Bush estará talvez a estas horas a interrogar-se sobre o resultado (dificilmente estará a arquitectar alguma alternativa) se é que não está a vituperar os colegas republicanos do senado que optaram por uma arrojada jogada de apoio à eleição de McCain (deixo a resposta para os especialistas em política interna americana e para o rescaldo das eleições), ou a pensar que os deuses estão loucos…

Sem comentários: