quarta-feira, 11 de julho de 2007

GUERRAS DO FUTURO, OU DE HOJE?

Depois da polémica que no final de Abril envolveu a mudança de local de um monumento aos Heróis da II Guerra Mundial e que culminou com manifestações e confrontos com a polícia, a Estónia continuou a ser notícia. Desta feita tratou-se da divulgação por parte das autoridades daquele país de um ataque cibernético, cuja autoria atribuem a Moscovo.


Esta alegação, prontamente desmentida pelo Kremlin, apenas merece referência por chamar a atenção para o facto de as “guerras” poderem assumir facetas bem diversas. Há muito que são conhecidas (e utilizadas) múltiplas vias para infligir danos aos adversários (reais ou imaginários) e as chamadas “guerras económicas” são apenas uma dessas vias. Admitindo que os ataques informáticos podem visar pontos nevrálgicos das comunicações e que actualmente o ciberespaço é utilizado para todo o tipo de transacções (com particular relevo para as financeiras) e que podem paralisar toda uma economia, um acontecimento desta natureza ganha novos contornos.


Deve tudo isto servir para recordar que numa época em que a dependência das sociedades face às tecnologias é cada vez maior, o cuidado com as questões de importância estratégica para cada estado deve ser mais que proporcional. Longe vão os tempos em que a cada um bastava defender os percursos de penetração geográfica; hoje, a evolução tecnológica e a sofisticação dos meios transformaram muitas outras vertentes em alvos bem mais sensíveis...

Sem comentários: