domingo, 24 de maio de 2009

BILDERBERG 2009

A página na Internet do Réseau Voltaire[1] publicou há dias uma lista com o nome dos participantes na reunião do grupo Bilderberg[2] que teve lugar no passado fim-de-semana na Grécia.
Naquela lista, além dos nomes do habitual Francisco Pinto Balsemão e dos convidados Manuela Ferreira Leite e de Manuel Pinho (conforme referi no “post” «NÃO DIGAM A NINGUÉM…» figuram algumas interessantes personagens, das quais me permito destacar:

  • David Rockefeler – banqueiro, filantropo e reputado apólogo de um governo global, além de membro da primeira hora do CLUBE BILDERBERG, tem o seu nome ligado à COMISSÃO TRILATERAL (da qual foi fundador e primeiro presidente) e ao COUNCIL ON FOREIGN RELATIONS[3]);
  • Paul Volcker – ex-presidente do FED (antecedeu na função Alan Greenspan), ex-economista do Chase Manhattan (o banco da família Rockefeler que após a fusão com o JP Morgan passou a designar-se JP Morgan Chase), desempenha actualmente a função de presidente do banco de investimento J. Rothschild, Wolfensohn & Co. e foi recentemente nomeado Director do Conselho para a Retoma Económica por Obama. È igualmente membro activo da COMISSÃO TRILATERAL e do COUNCIL ON FOREIGN RELATIONS;
  • Peter Sutherland - ex-director da Organização Mundial do Comércio, actual CEO da BP e da Goldman Sachs International; além de conselheiro financeiro do Vaticano é ainda membro da COMISSÃO TRILATERAL;
  • Richard Holbrooke e Robert Zoelick – ambos membros do COUNCIL ON FOREIGN RELATIONS;
  • Paul Wolfowitz, Richard Perle e Richard Kagan – reconhecidos ideólogos neo-conservadores e antigas figuras de proa das administrações de George HW Bush e George W Bush.
Refira-se, por último, que da lista de personalidades se destaca a presença de 28 nomes ligado ao mundo da finança, de 17 empresários, 3 académicos, 14 ligados à imprensa (e uma das possíveis garantias do quase total silêncio informativo que rodeiam as reuniões), 39 políticos (que na sua maioria constituem a população flutuante dos eventos) e 2 membros da realeza europeia.
_________
[1] O Réseau Voltaire é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1994com o objectivo de promover a liberdade de pensamento e o laicismo. Ao longo dos seus quinze anos de existência tem conhecido alguma polémica interna, nomeadamente as críticas que têm sido feitas às posições do seu presidente (o jornalista Thierry Meyssan) sobre o 11 de Setembro de 2001. A sua página na Internet funciona principalmente como rede informativa alternativa.
[2] A lista pode ser consultada aqui.
[3] Organização norte-americana, não partidária, fundada em 1921; este “think tank” que integra o David Rockefeller Studies Program dedica-se ao estudo e promoção da política internacional dos EUA e conta entre os seus membros nomes como os de: Madeleine Albright, Stephen Friedman, Richard Holbrooke, Colin Powell Zbigniew Brzezinski, Alan Greenspan, Paul Volcker, George Soros, Robert Zoelick, John McCain, Dick Cheeney, George HW Bush, etc.

Sem comentários: