Com a publicação da listagem das classificações por escola nos exames da 1ª fase do ensino secundário parece ter voltado à ordem do dia o debate ensino privado versus ensino público.
De pronto os habituais defensores da privatização de tudo e mais alguma coisa saíram a terreiro para defenderem as virtudes da iniciativa privada contra o laxismo da gestão pública. Apoiados nos resultados estatísticos que colocam nove escolas privadas na classificação das dez melhores, não houve jornal ou televisão que não nos bombardeasse com a “receita mágica” para o sucesso – trabalho e mais trabalho, professores motivados e alunos ávidos de aprenderem.
Mas o que nenhum panegirista da excelência da iniciativa privada refere é que entre as escolas melhores classificadas não figura nenhuma localizada fora de um grande centro populacional ou que sirva uma população escolar heterogénea.
2 comentários:
Privada ou não, o objectivo da educação é promover a excelência, o que infelizmente, invariavelmente significa promover os filho das elites!
Talvez devessemos começar a pensar de outros modos...
... o que dificilmente será conseguido enquanto se continuar a pensar que o país é Lisboa (ou qualquer outro dos principais centros populacionais) e o resto é paisagem.
Enviar um comentário