sábado, 18 de julho de 2015

…EM BREVE NA EUROPA COM QUE TODOS SONHAMOS…

No passado fim-de-semana foram anunciados os prémios anuais do World Press Cartoon e sem surpresa (para quem há muito acompanha a sua obra) um dos laureados (1º Prémio na categoria Desenho de Humor) foi o grego Michael Kountouris, presença habitual nas ilustrações deste espaço e que já em 2013 ganhara o 1º Prémio da categoria Editorial.

Em homenagem ao artista, que explicou a sua ausência na cerimónia de consagração nas páginas do PUBLICO dizendo que Com o país como está, não consigo sair daqui”, e ao povo grego, aqui fica o cartoon:


…e um excerto daquela notícia, onde o artista «…nota que escreveu para ser lida na entrega do prémio […] lembrou que em 2013 venceu o grande prémio do concurso com um cartoon sobre a crise: “Na altura dediquei o prémio às vítimas da crise e desejei que a Europa se pudesse tornar uma Europa de povos e não de bancos”, dizia o texto.

“Infelizmente, dois anos depois, as coisas ainda não mudaram e no meu país estão ainda pior, especialmente durante os últimos dias e depois do referendo”. Por isso, Kountouris sentiu que não pode deixar o seu país, o seu trabalho, a sua família. Mas termina com optimismo renovado: “Tenho a certeza de que iremos encontrar-nos em breve na Europa com que todos sonhamos: a Europa da dignidade, da solidariedade e da democracia.”»

Sem comentários: