quinta-feira, 25 de abril de 2013

NO DIA DOS CRAVOS


Na data em que se assinala mais um aniversário do início da Revolução de Abril e numa fase em que tanto se tenta destruir algo do que melhor nos foi então proporcionado – o orgulho de havermos regressado à História , Soromenho-Marques brindou-nos na edição de hoje do DN com mais uma das sua excelentes crónicas, cuja leitura recomendo vivamente.

Partindo duma explicada «Vocação para o sacrifício» - um sacrifício messiânico ou ascético mas antes um sacrifício social e assumido como desígnio libertador e popular – Soromenho-Marques estabelece a quem o queira ler com atenção um claro e assumido paralelismo com a situação actual.
Se eu tivesse sido capaz de sintetizar tão bem essa ideia apenas teria acrescentado um outro pormenor da nossa história – a Revolução de 1383 – que além de ter assegurado a independência face ao militarista reino de Castela deu ainda origem a uma nova dinastia que consagraria uns anos depois o início do movimento expansionista comercial em direcção aos continentes africano e asiático.

Um texto que merece ficar cravado na memória colectiva e que, repito, merece ser lido e objecto de reflexão e de debate.

Sem comentários: