quinta-feira, 2 de agosto de 2007

DÃO-ME LICENSA...

O DN noticiou hoje[1] que ao abrigo de um novo acordo celebrado entre os EUA e a UE, no âmbito da luta contra o terrorismo, quem quiser viajar para aquele país terá que preencher antecipadamente um formulário cuja informação será conservada durante 15 anos.

Medidas desta natureza aplicadas por um governo que se diz tão defensor de princípios como o da liberdade individual merecem, “a priori”, severas críticas.


Mas, acreditem ou não, o problema é bem mais grave.

Primeiro, não creio (e nada foi noticiado nesse sentido) que os estados membros da UE, Portugal incluído, tenham assinado o acordo em termos tais que os cidadãos americanos sejam sujeitos ao mesmo tipo de “tratamento” para entrarem no espaço Schengen; segundo, as notícias que nos últimos dias têm circulado na imprensa norte-americana sobre a actuação do actual procurador geral[2] (equivalente ao cargo de ministro da justiça), Alberto Gonzales, quando em 2004 e na qualidade de mero advogado da Casa Branca procurou obter a assinatura de John Ashcroft, procurador geral na época, para autorizar o prolongamento do programa de escutas electrónicas secretas da NSA – National Security Agency, num momento em que este se encontrava hospitalizado e sob o efeito de sedativos enquanto aguardava uma intervenção cirúrgica, não podem senão reforçar as minhas fortíssimas dúvidas quanto ao carácter dos que irão zelar pelas informações que lhes irão ser fornecidas.

Assim, na ausência do princípio da reciprocidade de tratamento (se eu posso ser um potencial terrorista não vejo qualquer razão para que qualquer americano o não possa ser) e com gente responsável pelos destinos dos EUA que há evidência revela uma total ausência de escrúpulos e princípios éticos, bem podem esperar lá por mim... mas sentados que em pé vão morrer de exaustão.
_________
[1] Ver a notícia integral aqui
[2] A página do THE NEW YORK TIMES tem disponível um conjunto de notícias, aqui.

1 comentário:

antonio ganhão disse...

Bem os EUA conheço, mas o que é a UE? Quem assinou? O Durão, o Solana, o palhaço Bozo?

Não me preocupa que os americanos queiram conservar uma fotografia do meu olho do c.. durante 15 anos, o que me precupa é que essa UE assine por mim!

E mais, fico mesmo irritado com isso! Quase interrompo as minhas férias... talvez não.