domingo, 12 de agosto de 2018

REGRAS...


Chegou no final da passada semana a notícia que «Mais veículos vão pagar classe 1 a partir de Janeiro», mas desiluda-se quem pensa que com a nova regra de definição dos veículos da classe 1 – altura ao solo sobre o eixo dianteiro subiu de 1,10 para 1,30 metros – o seu velho TT vai passar a pagar menos.

A nova regra exclui todos os veículos que não cumpram a norma ambiental Euro VI, que só entrou em vigor em 2015, pelo que «só carros mais novos vão beneficiar da nova classe 1 nas autoestradas».


Tranquilizem-se pois o Grupo PSA – o grande promotor desta alteração e o seu principal beneficiário – e as concessionárias das auto-estradas que pouco irão sentir na redução das receitas.

Se dúvidas houvesse que muitas regras existentes neste País são criadas para benefício específico de certos e determinados interessados (lembrem-se que o anterior limite de 1,10 metros foi fixado para benefício da Ford-Volkswagen e da fábrica de Palmela) o cinismo desta nova alteração vem confirmá-lo. E não me falem nas questões ambientais (a tal norma EuroVI) porque se alguém estivesse verdadeiramente interessado em contribuir para a redução da poluição legislaria no sentido de incentivar a substituição do velho parque automóvel, que em média tem mais de 12 anos de idade, por viaturas eléctricas e de trocar o poluente e dispendioso sistema de transporte rodoviário de mercadorias pela expansão e modernização da ferrovia.

Sem comentários: