quinta-feira, 30 de agosto de 2018

e-VOTO


A poucas horas do fim da silly season (tradicionalmente o mês de Agosto, aquele que é considerado o período de férias por excelência) e perante a extrema lassidão que a sucessão de não-notícias me provocou eis que respigo aqui a notícia de que a «Maioria dos europeus dizem não à mudança da hora», na sequência duma consulta lançada pela Comissão Europeia.


A questão tem a importância que lhe quisermos dar, mas o que gostava de frisar aqui é que ao inquérito on-line responderam 4,6 milhões de cidadãos europeus, menos de 1% dos mais de 500 milhões que partilhamos este espaço a que chamamos Europa e no qual nos dizem funcionar uma União.

Claro que o tema em consulta é de importância menor e pouca ou nenhuma divulgação mereceu, mas este nível de participação e de cidadania abona pouco em favor de todos nós e duma realidade que pode estar bem mais próxima que muitos imaginam: a do voto electrónico. Servirá ou não, conforme o interesse dos dirigentes europeus, de alerta para a necessidade de mais e melhor informação e de mais e melhor motivação para o exercício dos direitos de que ninguém deve prescindir.

A seguir...

Sem comentários: