quinta-feira, 30 de março de 2017

COMEÇOU O BREXIT

Agora que oficialmente «Começou o Brexit» e apesar de existir um roteiro atempadamente previsto (o famoso artigo 50 do Tratado de Lisboa) não terminaram as dúvidas sobre o desenrolar do processo nem a incerteza sobre o resultado, mesmo que haja, como a embaixadora do reino Unido em Lisboa, quem assegure que o «"Brexit é uma mudança, não é algo negativo. Ninguém vai perder"».

Estando longe de acreditar em tanta bonomia e felicidade, também não desejo que o processo se assemelhe ao doloroso “arrancar dum dente”...


porque seremos todos nós (europeus e britânicos) a suportar as dores.

Muita água (e contra-informação) correrá sob as pontes até à finalização dum processo que até poderá ditar um aprofundamento em algumas vertentes da UE que o Reino Unido sempre obstaculizou (como a união fiscal ou o exército único, patamares indispensáveis para a construção duma união económica e política funcionalmente eficaz), mas se saldará sempre por algum prejuízo para todos.

Para já o mais prejudicado é o sentimento de confiança que deveria imperar entre os estados-membros, mas poderíamos esperar outra coisa depois de termos assistido à liquidação sistemática do princípio da solidariedade?

Sem comentários: