terça-feira, 22 de setembro de 2015

NÃO É PROBLEMA NOSSO

A questão dos milhares de refugiados que procuram alcançar a Europa continua um tema quente da actualidade, não apenas pela dimensão do drama mas também por muitas polémicas que em seu torno têm surgido.

Desde as reacções mais primárias até outras mais reflectidas e sustentadas, muito continua a dizer-se e a escrever-se sobre o tema, avultando as dúvidas e os receios relativamente ao que achamos estranho ou diferente, nem sempre dissipadas nem quando se denunciam os «Seis mitos sobre os refugiados».

Além do natural receio da possível infiltração dos refugiados por radicais islâmicos e da aparente contradição entre a pobreza dos refugiados e os custos da fuga, uma das questões muitas vezes levantadas pelos mais críticos ao acolhimento dos refugiados é a que se prende com a falta de solidariedade dos estados árabes vizinhos do Iraque e da Síria, esquecendo que o «Número de refugiados no Líbano ultrapassa um milhão», que a também vizinha Jordânia já terá colhido mais de 600 mil enquanto a Turquia já regista um número próximo dos dois milhões.


Aquela afirmação será particularmente verdadeira para os casos da Arábia Saudita e dos Emiratos Árabes e resultará de várias ordens de razões. A primeira será indubitavelmente o facto das monarquias reinantes naqueles territórios nada fazerem para acolher ou incentivar a vinda dos refugiados, enquanto a segunda tem origem nos próprios refugiados ou na sua manifesta preferência por outros territórios.

Esta opção radica em primeira instância nas origens profundas da divisão entre muçulmanos sunitas e xiitas. A generalidade das facções que se opõem ao regime sírio (maioritariamente alauita) é de matriz sunita, tem encontrado na Arábia Saudita e nos Emiratos Árabes Unidos os principais financiadores; sendo também esta a origem do wahabismo (movimento radical sunita que é apontado como a origem doutros movimento como a Irmandade Muçulmana, a Al-Qaeda e o Daesh, ou ISIS), é natural que os grupos que se sentem por eles perseguidos (como os drusos e os cristãos, além do alauitas) procure evitar as regiões onde são dominantes.

Outro factor não displicente é a propaganda sobre as “maravilhas e a superioridade do Ocidente” que há várias décadas vem sendo instilada entre as gerações árabes mais jovens, tornando os países ocidentais em alvo de apetecível desejo, a par com o efeito devastador que tiveram as invasões do Afeganistão e do Iraque.

É por tudo isto que são tão condenáveis as posições dos que na Europa reagem contra os refugiados como as dos que no interior da própria nação árabe criam clivagens mais sustentadas no dogmatismo que na racionalidade do respeito pelos semelhantes, incluindo os que pensam de forma diversa.

Sem comentários: