segunda-feira, 1 de julho de 2019

VISTAS CURTAS


A leitura da notícia que dava conta que fora um «Cartoonista dispensado após publicar desenho com Trump a jogar golfe ao pé de migrantes mortos», recordou-me o episódio ocorrido com o cartoonista nacional António, quando o NEW YORK TIMES publicou este seu trabalho:


Reacções de Donald Trump e do poderoso lóbi judaico levaram a que fosse o «Cartoon de António acusado de anti-semitismo. NYTimes pede desculpas por o publicar» e alguns dias depois ficámos a saber que «Após polémica com António, "The New York Times" elimina "cartoons"», no que poucos se lembraram de equiparar a inquisitoriais processos de censura prévia.

De nada serviu quem lembrasse que «99% do mundo concorda com o cartoon de António», ou que existe todo um mundo de diferença entre anti-semitismo e anti-sionismo. 

Mas, melhor que muitas palavras deixo aqui trabalhos de dois outros cartoonistas – o cartoonista costa-riquenho Arcadio Esquivel e a venezuelana Rayma Suprani que foi dispensada em 2014 do jornal El Universal depois de realizar um cartoon de Hugo Chavez – comentaram esta situação, com uma argúcia e uma visão própria da sua arte, onde o primeiro antecipa o epitáfio do jornal…


…e a segunda deixa uma comparação entre o 11 de Setembro e as tesouras censórias.


Sem comentários: