quarta-feira, 1 de junho de 2011

G8-CANCAN


Despropositada ou não, a alusão à popular dança francesa, da autoria do caricaturista Petar Pismestrovic[1] parece assentar como uma luva no “espectáculo” oferecido pela última cimeira do G8.


Pois que outra coisa poderá ser dita a propósito da reunião dum areópago que supondo reunir os chefes de estado ou de governo dos oito países mais ricos e mais influentes dum Mundo que se encontra ainda mergulhado numa crise económico-financeira de proporções ainda por determinar, produz como resultado final a notícia de apoios financeiros à democratização dos países árabes, quando é cada vez mais evidente que aqueles não dispõe nem dos meios financeiros (a excepção poderá ser a China) nem da real vontade para alterar o “status quo” nos países e nas oligarquias islâmicas de cujo petróleo dependem.

O descrédito deste tipo de resoluções é um dado histórico facilmente comprovado pelas anteriores decisões de apoio financeiro ao combate à fome no continente africano.

Se tempos houve em que este tipo de conclaves mereceu algum crédito, a significativa alteração nas relações de forças internacionais (com a ascensão de países emergentes como a Índia e o Brasil), a crescente debilidade das economias ocidentais e o ridículo da UE se fazer representar por quatro países (França, Alemanha, Itália e Grã-Bretanha) e ainda pelo presidente da Comissão Europeia e pelo chefe de estado ou de governo do país que ocupe na altura a presidência da UEE, têm minado significativamente a sua importância, servindo hoje para pouco mais que uma oportunidade de visibilidade mediática do líder anfitrião, facto que o cada vez menos popular Sarkozy não deixou de aproveitar.


[1] Desenhador austríaco que nasceu em Sremska Mitrovica (ex-Jugoslávia) em 1951. Estudou Ciência Política em Zagreb; trabalha desde 1970 como desenhador profissional e desde 1992 que colabora com o Kleine Zeitung, além colaborações no Nebelspalter, Courrier International, The New York Times, International Herald Tribune, e Cicero.

Sem comentários: