quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

BREXIT! UM DRAMA BRITÂNICO



A já esperada rejeição pelo Parlamento Britânico do acordo de saída da UE negociado por Theresa May não será o maior dos problemas que hoje se enfrentam por terras da velha Albion, nem, como escreveu hoje Leonídio Paulo Ferreira no DN, o problema foi a vitória do Brexit.

A questão que deixa em alvoroço brexiters e remainers, a par com Bruxelas, é que na realidade ninguém sabe como lidar (ou negociar) com a situação.

David Cameron, o anterior primeiro-ministro e líder dos tories, no afã de resolver um problema de natureza partidária deu luz verde a um processo – o referendo – cujos contornos revelou desconhecer e que se transformou numa caixa de Pandora que ameaça todos engolir no seu vórtice; os brexiters lançaram-se numa campanha pela saída da UE sem uma verdadeira estratégia alternativa nem o mínimo de noção do que acarretaria a vitório do NÃO. Tudo o que lhes interessava era a saída da UE.

Conseguiram-no!

O custo, para ingleses e europeus, é uma questão menor para aqueles dirigentes políticos que outra coisa não revelaram senão uma confrangedora incapacidade de ver além do seu umbigo ou das pequenas questiúnculas e que esperavam o milagre de ver a UE aceitar uma saída soft a quem sempre se revelou mais fora que dentro da UE.


Lições a aprender? Não confiem em quem diz que os grandes problemas têm soluções fáceis e simples ou que sempre aplica estratégias ambíguas ou simplistas, como a de acusar os outros pelos seus próprios problemas!

Sem comentários: