sexta-feira, 17 de novembro de 2017

ESTRONDO?

As notícias recentemente chegadas de Angola, segundo as quais foi «Isabel dos Santos exonerada da Sonangol», tiveram o efeito de despoletar um conjunto de comentários esperançosos sobre o futuro daquela antiga colónia portuguesa. Por cá muitos parecem acreditar que “as coisas vão mudar”, talvez como anteriormente acreditaram no promissor futuro que tínhamos construído naquele país.


Enquanto o director do EXPRESSO Pedro Santos Guerreiro destacou «O estrondo de Isabel dos Santos», o seu colega Ricardo Costa vai mesmo ao ponto de escrever no mesmo EXPRESSO que esta inciativa do novo presidente «tem algo de revolucionário», como se aquilo a que assistimos pareça ir além de uma mera luta pelo poder. Mesmo depois de conhecido que «João Lourenço afasta dois filhos de José Eduardo dos Santos da televisão pública de Angola», continuam a ser necessárias muitas outras medidas para se poder afirmar que estará em curso em Luanda algo mais profundo e salutar que a mera substituição duma oligarquia.

Só o futuro dirá se João Lourenço é ou não uma nova versão da mesma elite que as potências colonizadoras criaram em todos os territórios que tiveram sob a sua administração, criaturas que à imagem e semelhança do criador apenas aprenderam os processos de apropriação da riqueza colectiva...

Sem comentários: