quinta-feira, 20 de junho de 2013

EXEMPLOS


A notícia de que um relatório da OCDE concluiu que a «Aplicação de medidas contra a corrupção internacional tem sido extremamente baixa em Portugal» ganha toda a sua dimensão (e uma mais clara percepção) quando no mesmo dia é publicado que o «Tribunal da Relação rejeita recurso de Fernando Seabra para se candidatar a Lisboa».

Quem, de boa fé, pode esperar das lideranças políticas dos partidos do centrão (os que têm governado o país nas últimas décadas) postura e actos concretos no combate à corrupção quando estes são os primeiros a promover legislação dúbia e a recorrer aos mais torpes comportamentos evasivos do seu cumprimento, actuação de que é exemplo a questão da limitação do número de mandatos autárquicos.

 

Só quem integre as nomenclaturas partidárias, ou ignore completamente a forma como funciona o País, se poderá espantar ver publicado que «Dos 249 arguidos condenados por corrupção em Portugal apenas 14 foram presos»! Só uma profunda mudança de valores e a exigência de líderes que coloquem o interesse geral acima dos seus interesses pessoais é que poderá, com o tempo, inverter a lamentável situação em que vivemos.

Sem comentários: