domingo, 11 de dezembro de 2005

NOVO DOMÍNIO INTERNET

Desde o passado dia 7 que a Internet conhece um novo domínio. Nasceu o endereço «.eu».

Este novo símbolo no campo das tecnologias de informação permite que o conjunto de internautas da Europa disponham de uma marca identificativa (não é de todo displicente que uma empresa utilize este novo domínio como símbolo da sua capacidade de intervenção no espaço económico europeu) e ainda que os mesmos operem dentro dos limites e da protecção das normas europeias, nomeadamente na protecção da vida privada e dos dados pessoais.

Por outro lado não é de modo algum ingénuo, numa época em que cresce a contestação à manutenção do domínio americano sobre a internet, o aparecimento de um domínio claramente europeísta. Nesse sentido o endereço «.eu» não deverá substituir os domínios nacionais (os «.pt», «.es», «.fr» «.uk» e outros) mas sim complementá-los, sendo ideal se viesse a concorrer com endereços como «.com» ou o «.org».

Tudo indica que este novo endereço venha registar grande sucesso, pelo menos a avaliar pelas notícias que apontam para os 100 mil endereços registados até ao final do primeiro dia.

Actualmente decorre o período reservado a organismos públicos e detentores de marcas registadas, mas a partir de 7 de Abril do próximo ano o domínio estará acessível a todos os outros registos.

Sem comentários: