segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

SEM PRECEDENTES…

O inqualificável atentado contra o corpo redactorial do semanário satírico CHARLIE HEBDO tem merecido um forte repúdio da comunidade em geral. Não será pois motivo de espanto saber que «Mais de um milhão marcham contra o terrorismo em Paris», ou que «Líderes mundiais comandam marcha contra terrorismo em Paris».

Além das imagens dos milhões de europeus que se manifestaram nas ruas de várias das suas cidades, têm-se sucedido as homenagens dos colegas de ofício através das mais variadas imagens, como estas lágrimas tricolores a que o holandês Hajo de Reijger designou por “Tinta, Lágrimas e Sangue”…


estas “Plumas caídas” do cubano Angel Boligan…

ou esta excelente alegoria do austríaco Petar Pismestrovic, que representa em simultâneo uma lúcida antevisão de como se desenvolverá a comunidade de criativos.


A importância de divulgar a reacção duma comunidade, seja ela considerada numa perspectiva ampla ou mais localizada, levou a que a realização duma «Manifestação "sem precedentes" em Paris junta milhares na Europa»; lamentável é que esta tenha terminado sob a vergonha de sabermos que, num claro desrespeito pelos princípios que dizem defender e pelos milhões que deveriam ter liderado, afinal os «Líderes estrangeiros desfilaram 20 minutos em Paris», limitando-se a percorrer uma centena de metros e a posar para as fotografias da praxe que a imprensa utilizará na promoção das suas carreiras.

Tudo indica que outras loucuras se seguirão ao ataque ao CHARLIE HEBDO, mas depois disto alguém ficará verdadeiramente espantado?

Sem comentários: