sexta-feira, 5 de agosto de 2005

AQUI ESTÁ UMA BOA FORMA DE ENCARAR PROBLEMAS…

O Publico de hoje noticia uma proposta da União Europeia ao Irão no sentido de colaboração com vista ao desenvolvimento do programa nuclear civil deste país.
Pondo de lado a polémica em torno da utilização, ou não, de programas nucleares para a produção de energia eléctrica, a proposta da União Europeia representa uma forma prática e inteligente de monitorar o desenvolvimento daqueles programas no Irão, procurando por esta via ultrapassar os receios de que venham a ser utilizados para a produção de armamento nuclear.
Conhecendo o nível de preocupação das potências ocidentais (EUA e UE) no que respeita aos riscos associados ao desenvolvimento de armas nucleares naquela região do globo e em particular o de Israel (estado que recorde-se já dispõe de armamento nuclear) não me espantaria que este volte a recorrer à estratégia de destruição do reactor antes da sua entrada em funcionamento.
Saudando o que aparenta ser uma boa acção diplomática (embora não entenda muito bem a participação do Reino Unido) espero não a ver literalmente destruída por uma acção dos “falcões” israelitas.

Sem comentários: