domingo, 21 de agosto de 2005

FALTA DE INICIATIVA?

Apenas uma breve nota para chamar a vossa atenção para o editorial de hoje do Diário de Notícias, onde o seu autor traz a debate a importante questão da atitude desresponsabilizante dos nossos governantes e sobre a falta de informação em torno da sua actividade.

Nem é preciso lembrar os polémicos projectos da OTA e do TGV, basta olhar à nossa volta e constatar a forma como (não) se debate, com dados e estudos fidedignos, o problema da (des)ordenação do território. Não basta apresentar soluções mais ou menos exequíveis, é igualmente indispensável que as pessoas as entendam, isto é, que as mesmas lhes sejam minimamente explicadas.

É certo que o crescente divórcio entre os cidadãos e a coisa pública poderá não facilitar este processo, mas também é bem verdade que nos últimos anos pouco ou nada tem sido feito sobre a matéria. Sabe-se que existem grupos de cidadãos preocupados com estas questões (a blogosfera é um bom exemplo desta realidade) mas continuam a faltar iniciativas que levem à comunidade em geral estes e outros esforços.

Com o encerrar do processo de apresentação de candidaturas às eleições autárquicas de Outubro próximo voltamos a repetir o mesmo sentimento antigo: para quando a alteração legislativa que facilite a formalização de candidaturas de movimentos locais, desenraizadas de uma lógica e prática partidárias que, diz-se à boca grande, contribui para o afastamento de muitas vontades? Como explicar que haja autarquias onde as mesmas pessoas repetem infinitas candidaturas (vencedoras ou vencidas)? Será que não existem outras pessoas com perfil e qualidade para ensaiarem a condução dos destinos públicos?

Continuamos muito mal quando não conseguimos renovar em ideias e iniciativas a gestão dos problemas públicos. Será só falta de iniciativa?

1 comentário:

Rafa disse...

goxtei....!
http://koisxtupidxintligentx.blogspot.com/