domingo, 7 de agosto de 2005

AS BOAS PRÁTICAS ECONÓMICAS OU POLÍTICA À PORTUGUESA

Uma notícia do Jornal de Notícias sobre o crescente fluxo de consumidores portugueses das zonas fronteiriças que se deslocam a Espanha para a realização das suas compras, não seria grande novidade salvo o facto de ”nuestros hermanos” comerciantes já estarem a salvaguardar o seu futuro (não venha o governo do “amigo” Sócrates, com o aproximar do calendário eleitoral, a recuar nas medidas de contenção do deficit).
A realidade é que na zona da raia galega os comerciantes locais não só vêem aumentar o fluxo de compradores portugueses como, previdentemente, já iniciaram uma agressiva política de fidelização da clientela oferecendo a modalidade de pagamento a prazo.
Bem podem tentar as grandes superfícies nacionais “oferecer” a devolução do IVA cobrado (em vales para novas compras) que poucos resultados irão alcançar contra os preços mais baixos praticados na Galiza espanhola (o diferencial de IVA é de 4%), acrescidos agora de pagamentos a prazo (entre 20 a 30 dias) sem juros.
Perante este cenário recomendam as boas práticas económicas que os comerciantes portugueses procedam a uma rápida deslocalização para território galego (ou qualquer outro da raia espanhola), pelo que não será de estranhar que mais dia, menos dia venhamos a ouvir falar da criação pelo ICEP de um novo programa. Por mim e como modesto contributo para esta política à portuguesa sugiro o PMME (Programa para a Mudança das Mercearias para Espanha).

Sem comentários: