domingo, 28 de agosto de 2005

ESTUDO SOBRE A OTA - II

Uma semana longe da realidade nacional e constato que os problemas continuam os mesmos; assim, publica hoje o Portugal Diário uma notícia sobre o “Estudo Preliminar de Impacto Ambiental” (EPIA) relativo ao projecto de implantação de um novo aeroporto na Ota.

Deste estudo ressaltam as importantes vantagens que resultarão ao nível do crescimento do emprego, de outros sectores de actividade económica e do aumento de rendimentos para os proprietários fundiários, sendo ainda de referir as conclusões à forte receptividade da comunidade da zona à ideia da implantação do novo aeroporto.

Relativamente aos inconvenientes o EPIA contenta-se em referir os ligados à qualidade do ar, ao ruído, à destruição de ecossistemas naturais e à expansão urbano/industrial associada ao projecto.

Em qualquer dos casos (vantagens e inconvenientes) não existe qualquer tentativa de quantificação, limitando-se a apresentar uma previsão para a evolução do número anual de passageiros que demandarão o aeroporto de Lisboa e afiançando que as instalações da Portela não poderão responder mesmo após uma eventual nova ampliação.

Nesta “guerra” de estudos entre os que afiançam existir capacidade de crescimento na Portela (ver notícia do Publico de 12 de Agosto) e os que afirmam o contrário, continua uma certeza: ESTE OU OUTRO GOVERNO LEVARÁ AVANTE MAIS UMA GRANDE OBRA CUJOS CUSTOS NÃO SERÃO SUFICIENTEMENTE AVALIADOS MAS QUE SEGURAMENTE SERÃO SUPORTADOS PELOS CONTRIBUINTES NACIONAIS UMA VEZ QUE SE REVELAM INCAPAZES DE PROCURAR (APLICAR) SOLUÇÕES INOVADORAS (ver Post de 20 de Agosto)

Sem comentários: