domingo, 28 de agosto de 2005

NOVAS DO IRAQUE

Notícias hoje difundidas em vários meios de comunicação dão notícia dos mais recentes desenvolvimentos a respeito da futura Constituição Iraquiana.

Apesar de várias tentativas a minoria sunita não parece disposta a validar o texto que a maioria xiita e os curdos já acordaram.

A Casa Branca enfrenta novas dificuldades num terreno no qual ao longo dos últimos anos tem coleccionado dissabores. Após a continuação das hostilidades renasce, fortemente, a possibilidade da “aventura americana” se concluir por um cenário de guerra civil.

George W Bush, ou melhor algum dos seus muitos conselheiros, vai ter de encontrar uma saída para uma crise que cresce ameaçadoramente. Como se não bastasse a contínua chegada de mais soldados mortos o presidente americano confronta-se com o número decrescente de americanos que apoiam a invasão (a última sondagem apontava para apenas 39%) e a contínua crítica dos principais parceiros mundiais (França, Alemanha, Rússia, China).

Cada vez mais o cenário que a administração americana vive no Iraque se assemelha com outros vividos durante a Guerra Fria (que então tudo explicava e justificava) e cada vez menos colhe receptividade a sempre anunciada guerra contra o terror.

Infelizmente este vai ser mais um tema a seguir…

Sem comentários: