terça-feira, 31 de julho de 2018

ESPECULAÇÕES


A polémica estalou no final da semana passada quando o ECONÓMICO noticiou que «Vereador do Bloco ganha milhões com prédio em Alfama», numa referência ao envolvimento dum vereador da autarquia lisboeta – Ricardo Robles, eleito pelo BE e conhecido crítico da crescente especulação imobiliária – num negócio de recuperação dum imóvel adquirido em 2014 num leilão da Segurança Social.

De imediato surgiram as criticas mal dirigidas ou meramente populistas, como este cartoon de Henrique Monteiro:

Ao que afirma aquele jornal, Robles (engenheiro civil de formação) e a irmã adquiriram um imóvel na zona de Alfama «...pagaram 347 mil euros pelo prédio, investiram outros 650 mil em obras de requalificação e chegaram a acordo com a maioria dos inquilinos para rescindir os contratos de arrendamento. Já no final de 2017, com o edifício reabilitado e com mais um andar, colocaram-no à venda numa imobiliária especializada em imóveis de luxo, com uma avaliação de 5,7 milhões de euros...»,o que configura um normal negócio no sector imobiliário, não fosse um dos sócios no projecto ser um conhecido crítico da especulação imobiliária e, acrescento eu, destacado membro do BE.

Na maioria das notícias o que mereceu maior destaque foi a enormidade do ganho potencial (4,7 milhões de euros) e a filiação política de Robles; sobre a aquisição – o tal leilão da Segurança Social que possibilitou a compra por um valor aparentemente baixo –, sobre a forma de financiamento das obras de recuperação (ao que parece através de financiamento bancário) ou sobre o valor pretendido para a venda, pouco ou nada foi dito; no fundo toda a gente criticou a sua prática mas poupou o discurso, quando na realidade teria sido bem mais curial e pedagógico “condenar” aquela mais que evidente contradição. É que qualquer pessoa pode almejar montar um negócio como aquele, slavo quem na praça pública condena essa mesma prática.

Finalmente lá surgiu a renúncia de Ricardo Robles ao cargo de vereador, o que apenas justifica um comentário: veio atrasada!

Sem comentários: