terça-feira, 10 de novembro de 2015

OBSERVAÇÃO

Da observação das capas dos diários nacionais hoje publicados, dificilmente alguém diria que se debate na Assembleia da República o programa do segundo governo do duo Passos Coelho-Paulo Portas.


E não é, num caso ou noutro, a ausência de imagens, antes as persistentes referências ao PS ou “à esquerda” no lugar do assunto em debate: o programa do governo PSD-CDS.

No final talvez a melhor referência à questão seja a que encontramos no PUBLICO, quando este a apresenta como a «Direita vestida de oposição, Esquerda em posse de Governo», traduzindo afinal a ideia que este foi um governo de frete, que se sabia vencido à partida e que, como o anterior, tendo uma liderança que desperdiçou as oportunidades de temperança e concertação em benefício da prepotência e da defesa de interesses específicos, não reunia condições efectivas para agora receber o benefício de qualquer dúvida, mesmo quando Passos Coelho tenta recuperar a perdida imagem do reformador que derrubou um governo (o segundo governo de Sócrates) por se opor ao excesso de austeridade que este pretendia aplicar (o PEC IV), dizendo agora que «"A austeridade nunca foi uma questão de escolha, mas sim uma necessidade"», acreditando talvez que já todos esquecemos quando, nos dias gloriosos da chegada a S. Bento, afirmou que «era essencial ir além do plano da troika».

Aliás, o assunto parece tão penoso para as redacções dos jornais que depois de passarem semanas a dar espaço e voz aos habituais panegiristas do PSD e do CDS que propalaram até à exaustão, sem pejo nem peias, diatribes como a de que no lugar de eleições parlamentares o que existe é uma eleição do governo… ou a de que nunca se viu a oposição não aceitar um programa de governo… (como se na vida quotidiana nada pudesse mudar, nem haja espaço para outras formas de pensar que não a sua), recuperam agora o tom catastrófico, prometendo todo tipo de catástrofes.

É claro para os mais avisados, como hoje mesmo escreveu José Vítor Malheiros nas páginas do PUBLICO, que «Sabemos que os tempos que se avizinham serão difíceis. Um governo que defenda estes princípios será atacado por todos os interesses, por todos os privilegiados de todos os privilégios, por todos os preconceitos, por todos os rancores», como «Sabemos que a honra é mais forte que a ignomínia. Que a dignidade é mais forte que a subserviência. Que a liberdade é mais forte que a submissão» e é por isso que mesmo frágil e ténue a esperança é a última a morrer…

Sem comentários: