quinta-feira, 7 de maio de 2015

LAR QUÊ?

No dia em que decorrem umas disputadas eleições no Reino Unido chegam finalmente de Israel notícias de que «Netanyahu consegue apoio de última hora para formar governo», no quadro parlamentar resultante das eleições que tiveram lugar em meados de Maio.

Confirmando as dificuldades na constituição dum acordo para formação do governo, foi preciso uma extensão do prazo para alcançar um acordo com o partido ultra-nacionalista Bait Yehudi (Lar Judaico) que permitirá a Benjamin Netanyahu uma maioria parlamentar frágil (61 dos 120 votos no Knesset) e, quiçá, politicamente suicida.

Fracassado o acordo com o também ultra-nacionalista Avigdor Lieberman (ministro dos Negócios Estrangeiros do anterior governo e líder do Yisrael Beitenu), Netanyahu ficou obrigado a aceitar as imposições de Naftali Bennett (líder do Bait Yehudi) ou ver-se desapossado do cargo de primeiro-ministro. Talvez o orgulho pessoal, ou a mera necessidade, tenham falado mais alto, mas o facto é que Israel passará a ter um governo permanentemente refém das exigências e dum partido ultra-nacionalista defensor de mais anexações territoriais na Cisjordânia e da construção de mais colonatos, opções que contrárias às defendidas pelos EUA e a UE.


O futuro governo israelita não entregará apenas a pasta da Justiça a Naftali Bennett – opção particularmente polémica depois dos recentes acontecimentos que levaram a comunidade de origem etíope a manifestar-se contra o tratamento racista de que tem sido alvo e a imprensa a relatar a situação dizendo que a «"Panela de pressão explodiu" entre os próprios israelitas» mas, ao que tudo o indica, terá hipotecado todo o seu futuro relacionamento com a comunidade internacional, para não falar na pronta reacção palestiniana que já classificou o governo que sairá do acordo como contrário à paz.

Mesmo esquecendo a eterna questão palestiniana, parece cada vez mais oportuna a interrogação que todos os israelitas deveriam formular em voz alta: lar quê?

Sem comentários: