quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O SR. I


O recentemente falecido Steve Jobs foi manchete de hoje em quase todos os jornais e demais meios de comunicação. Lembrado como grande inovador e visionário na área da informação, Steve Jobs é particularmente conhecido como o criador de produtos que revolucionaram o nosso mundo e a percepção que dele temos.


Por que não pretendo reproduzir aqui os inúmeros panegíricos hoje divulgados, prefiro deixar a lembrança doutros feitos realizados por Jobs em meados da década de 80. Primeiro a criação do NeXT, computador que na época foi apresentado sem qualquer “drive” ou meio de acesso exterior salvo a ligação a uma ainda embrionária Internet (já na época Jobs assegurava que todas as aplicações que os utilizadores necessitavam estariam disponíveis naquela rede), depois o papel que teve na indústria cinematográfica quando adquiriu a PIXAR STUDIOS e se transformou no impulsionador do primeiro filme integralmente realizado através de computadores – o emblemático “Toy Story”.

Tudo isto na década em que esteve afastado da APPLE, empresa que criara com Steve Woznyak (que também a deixou nos anos 80 e passou a dedicar-se a projectos de índole comunitária, quer na área tecnológica quer na computacional) e onde regressaria uma década depois para revolucionar o mundo do suporte musical com a apresentação do primeiro iPod.

Sem comentários: