quinta-feira, 17 de novembro de 2005

É BOM TER AMIGOS

É verdade, que o diga Celeste Cardona, a ex-ministra da justiça do governo de Santana Lopes e actual administradora da CGD, que agora se vê publicamente louvada pelo seu trabalho naquela instituição financeira.

Segundo uma notícia do COREIO DA MANHÃ, o departamento que a senhora dirige (Direcção de Recuperação de Crédito) alcançou a proeza de recuperar 23 milhões de euros de créditos em dívida. Dito assim, e para quem desconheça a grandeza dos números envolvidos, poderá parecer um trabalho de dimensão ciclópica, porém, a realidade dos números é bem diferente.

Cruzando esta informação com a constante de idêntica notícia de O PRIMEIRO DE JANEIRO, constata-se que estes resultados respeitam, fundamentalmente a operações de crédito à habitação (o crédito de mais fácil recuperação quer pela sua natureza intrínseca, quer pelo tipo de garantias associadas – hipoteca das habitações – ou pela maior fragilidade contratual dos mutuários), estando por tratar praticamente tudo o que diz respeito a crédito às empresas (aquele que sempre reveste maior complexidade, seja pela capacidade negocial dos empresários seja pela fragilidade das garantias associadas).

Fazendo fé no Relatório e Contas de 2004 da CGD, o volume de crédito vencido, à data de 31 de Dezembro de 2004, era de 1.148 milhões de euros, pelo que o magnífico trabalho da ex-ministra se traduz na recuperação de cerca de 2% daquele montante.

Assim se vê como neste país mais importante que o bom desempenho de qualquer tarefa é ter amigos que a publicitem, e melhor ainda se esses amigos difundirem o que ouvem sem o mínimo sentido crítico.

Sem comentários: