sexta-feira, 20 de abril de 2007

VIVEMENT DIMANCHE [1]

Este fim-de-semana disputa-se a primeira volta das eleições presidenciais francesas. Não fosse este um dos países centrais nas formulações (e reformulações da “política” europeia) e talvez pouca gente prestasse atenção a este acontecimento.

Para quem acompanhe mais atentamente a evolução da situação política francesa e ainda recorde o que aconteceu em 2002 - quando contra todas as previsões Jean-Marie Le Pen, o putativo candidato da extrema direita, passou à segunda volta - talvez não seja displicente mostrar como alguns antevêem o confronto entre a Ségolène Royal e Nicolas Sarkozy...

tanto mais que nunca se sabe se François Bayrou, o “outsider” na disputa, não poderá provocar uma grande surpresa.

Entre os que primeiramente chamaram a atenção para esta possibilidade contam-se alguns jornais ingleses, como o FINANTIAL TIMES ou THE GUARDIAN, que já em finais de Fevereiro levantavam esta hipótese.

Quem sabe se do combate entre um Sarkozy, campeão do liberalismo e apologista de uma política musculada, e uma Royal, que promete realizar reformas de modo indolor, não poderá emergir um Bayrou que apenas se distingue por ser diferente?
_____________

[1] Homenagem a François Truffaut (realizador de cinema – 1932/1984)

Sem comentários: