quinta-feira, 5 de agosto de 2010

IDEIAS PRÓPRIAS

Dois jornais nacionais (o semanário EXPRESSO e o DIÁRIO DE NOTÍCIAS) publicaram nos últimos dias duas entrevistas com altos responsáveis por duas das áreas mais sensíveis para qualquer sociedade: a educação e a justiça.

Independentemente das polémicas geradas pelas declarações da ministra da Educação, Isabel Alçada, sobre a intenção de acabar com os chumbos (prontamente criticada por quase todos os quadrantes) ou do Procurador-geral da República, Pinto Monteiro, sobre a exiguidade dos seus poderes (tão rapidamente criticado quanto a primeira), o que gostava aqui de repescar é a aparente ligeireza com que questões com a gravidade das expostas, são difundidas na comunicação social por personalidades de quem se deve esperar maior contenção e ponderação.

Produzir declarações bombásticas para horas depois voltar a público para dizer que não disse bem o que foi dado ao prelo... não abona a favor das personalidades e ainda menos das políticas que dizem pretender aplicar.

Céptico como sou e perante o avolumar deste tipo de “casos” apetece-me perguntar: será que o que pretendiam não era precisamente gerar a polémica? tomar o pulso à opinião pública, para depois agirem em conformidade com as reacções?

Infelizmente, a repetição deste tipo de situações indicia que estaremos apenas perante personalidades enfeudadas ao culto do “politicamente correcto” e que decidem mais em função de ventos conjunturais que sustentadas nas suas próprias convicções. Tristemente, esta constatação apenas reforça a noção que tende a generalizar-se de que as diferenças entre os sucessivos ocupantes dos cargos de maior responsabilidade é cada vez menor, pois poucos são os que revelam disposição para defenderem ideias próprias, quando as têm....

Sem comentários: