sexta-feira, 16 de junho de 2006

ESTÃO DE VOLTA AS FESTAS DE ALMEIRIM

Durante os próximos nove dias Almeirim vai apresentar um ar diferente. Mais movimentado e muito mais ruidoso.

A afluência de pessoas à rua pode ser um bom sinal e até motivador de maior convívio e de oportunidades para trocarmos mais que os rápidos cumprimentos da praxe entre vizinhos e conhecidos. As festas de Verão (de que as festas dos santos populares realizadas por esse país fora são aperitivo) conhecem em Almeirim um início antecipado devido à celebração no próximo dia 20 do 15º aniversário da elevação a cidade.

Aprecie-se ou não, é sempre importante que as pessoas vejam na sua terra alguma relevância e que assinalem aquelas datas mais importantes no seu desenvolvimento. È pois natural que locais e forasteiros saião às ruas festejando e comemorando esses factos, sendo normalmente associadas a tais manifestações eventos nas áreas da cultura e do desporto, nas quais as associações locais capricham em mostrar os resultados dos seus esforços.

Sucede porém que no programa deste ano, aparte os espectáculos diários dos grupos folclóricos do concelho e um concerto pelo Orfeão de Almeirim (por sinal o que abre o programa), não se encontra uma única manifestação desportiva e o que resta são espectáculos com artistas profissionais, de maior ou menor projecção e de qualidade geralmente duvidosa.

Nota-se particularmente uma confrangedora ausência de grupos musicais (particularmente de jovens do concelho ou de fora dele) para os quais esta poderia ser uma boa oportunidade de promoção, mas especialmente a ausência da mais antiga associação cultural do concelho. Tempos houve em que a própria autarquia se esforçava por apresentar programas musicais mais diversificados e em que a Banda Marcial de Almeirim fazia coincidir com as festas do concelho a realização de um encontro de bandas; sempre era uma forma de trazer para a festa um outro tipo de sonoridade musical, e de simultaneamente fazer ouvir outros géneros musicais diferentes dos que diariamente se ouvem nas estações de rádio.

Sem qualquer tipo de elitismo, recordo que as pessoas gostam de ouvir o que estão habituadas a ouvir, mas nunca poderão formular verdadeira opinião sobre o género musical que ouvem e dizem gostar, sem ouvirem outros.

Para quem consulte o programa preparado para este ano, rapidamente constata que o que teremos é mais do mesmo (e já agora algum de muito duvidosa qualidade), sendo lamentável desperdiçar-se esta oportunidade para trazer a Almeirim e às suas gentes um pouco de música mais diversificada e de melhor qualidade.

Costuma-se dizer que a esperança é a última a morrer, mas na realidade os anos vão passando e as melhorias tardam…assim, restam-nas as “tasquinhas” que à falta de melhor continuam a “dar de beber” a esta dor de não ver melhorado o panorama cultural local.

Sem comentários: