sexta-feira, 22 de junho de 2007

A IMPORTÂNCIA DE HAVER QUEM NORTEIE

A notícias ontem divulgadas pelas edições on-line de jornais como o PUBLICO e o DIÁRIO ECONÓMICO que davam conta das conclusões dum estudo realizado por um investigador do MIT (Massachusetts Institute of Technology) sobre a viabilidade de construção em Portugal de um novo aeroporto internacional, mais do que uma confirmação sobre as muitas dúvidas que rodeiam este projecto é a demonstração da importância da intervenção da sociedade civil nesta polémica.

Note-se que na origem da notícia, como o refere o próprio PUBLICO, está a divulgação daquele estudo no blog NORTEAMOS, facto que reforça aquela afirmação e revela, infelizmente, que o jornalismo de investigação atravessa um período de franca crise.

Não pretendo com esta observação endeusar uns e vilanizar os outros. Estou apenas a constatar uma realidade, que sem deixar de reconhecer que o aparente recuo do governo de José Sócrates se deveu fundamentalmente à intervenção do Presidente Cavaco Silva (até este ter formulado as primeiras dúvidas o governo manteve inflexível a sua postura de perfeito autismo), justifica a referência e o apelo a uma ainda maior participação de TODOS NÓS nesta matéria, tanto mais que muito do que se encontra referido no estudo de Richard de Neufville (que pode ser lido aqui) já o foi por muitos outros especialistas nacionais.

Talvez uma forte mobilização da sociedade civil consiga evitar a concretização de mais uma atrocidade e a produção de mais um “elefante branco”...

Sem comentários: