sexta-feira, 14 de abril de 2006

NOTÍCIAS DO REINO DE SUA MAJESTADE

Para os eventualmente menos atentos, aqui fica a chamada de atenção e o pedido para a consulta de fontes de informação que mencionem dois factos ontem ocorridos no mui liberal reino de Sua Majestade Britânica.

O primeiro foi a entrada em vigor de uma nova lei anti-terrorismo, o «Terrorism Act» que prevê a possibilidade de encarceramento de qualquer suspeito por um período de 28 dias sem culpa formada. O mesmo é dizer que qualquer cidadão, britânico ou de qualquer outra nacionalidade pode ser detido por aquele período de tempo enquanto os diligentes serviços policiais procuram as provas necessárias à sua inculpação, e estas não serão difíceis de encontrar uma vez que o simples facto de difundir publicações terroristas passou a constituir crime grave. Ora como é fácil de entender, qualquer texto que mencione a necessidade de intervenção contra o que o governo do momento entenda como os seus interesses, pode ser entendido como “publicação terrorista” e utilizado contra o seu autor ou difusor.

Para os muitos que há muitos anos vêm negando as evidências, apontadas por poucos, sobre a crescente possibilidade de instauração de regimes opressivos e ditatoriais sob a capa de pacíficos regimes democráticos, este será mais um marco e um passo significativo nesse sentido.

Como uma má notícia nunca vem só, das mesmas paragens chega também a notícia da condenação a oito meses de prisão e posterior expulsão da RAF, do médico aviador Malcolm Kendall-Smith que se recusou a cumprir um período de serviço no Iraque.
Sobre esta matéria e a questão do crescente mal-estar que a ocupação daquele país está a criar em sectores das sociedades americana e inglesa (incluindo as próprias forças armadas) que já aqui fora abordado, importa agora reter o facto do tribunal militar ter recusado o argumento da ilegalidade do acto bélico (como era evidente), mas ainda se ter arrogado o direito de classificar de arrogante a atitude de quem possuindo opinião própria a emite e age em sua conformidade.

Não me espantaria se dentro de uns meses (oito para ser mais preciso) o ex-aviador vier a ser detido ao abrigo do «Terrorism Act» e acusado de difusão de ideias terroristas. O estado “bigbrotheriano” idealizado por George Orwell estará já a ficar ultrapassado.

Sem comentários: